Cartao do Estudante
Documentos Necessários
simule
 
 
central
Saiba Mais
Sobre o Cartao do Estudante
Quem é a Super?

A Super é uma empresa especializada na criação de meios de pagamentos inteligentes e segura, através de cartões para pessoas física e jurídica. Saiba mais acessando www.supermeios.com.br

Qual a finalidade do Cartão do Estudante?

O Cartão do Estudante foi desenvolvido para atender as necessidades dos estudantes universitários dando acesso a um instrumento de financiamento estudantil.s.

Quais os principais benefícios do Cartão do Estudante?

  1. Financia seu curso no dobro do tempo.
  2. Financia também as mensalidades atrasadas e as re-matrículas, podendo ser contratado a qualquer momento do curso, para alunos iniciantes ou veteranos.
O Cartão de Estudante dará direito a desconto em algum lugar?

Neste momento não.

Sobre o Financiamento
Quem pode contratar o Financiamento Estudantil?

Alunos Maiores de 16 anos dos cursos Fundamental, Graduação, Pós-graduação, Mestrado, MBA e cursos técnicos, cujas faculdades estejam cadastradas pela Super.

Quais os passos para contratar o Financiamento Estudantil?

Preencher a proposta de solicitação de financiamento no site http://www.supermeios.com.br e enviar a proposta assinada e a documentação solicitada para análise.

Quais são os documentos necessários para contratar o Financiamento Estudantil?

  • Cópia do documento de identificação. São aceitos RG ou carteira de habilitação com foto
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou carteira de habilitação com foto
  • Cópia do comprovante de residência (contas de água, luz, telefone, celular, faturas de cartão de crédito e faturas de outras lojas)
  • Cópia do último comprovante de renda (holerite, contracheque emitido por empresas, extrato de FGTS e extrato trimestral/semanal do INSS, de acordo com código de espécie da tabela de comprovantes de renda)
  • Cópia do comprovante de matrícula ou da última mensalidade paga
  • Proposta de financiamento assinada.

Se meu nome estiver com Restrição nos Órgãos de Proteção Crédito posso solicitar o financiamento?

Sim. Será analisado caso a caso.

O Garantidor pode estar com Restrição nos Órgãos de Proteção ao Crédito?

Não, em nenhum caso.

Quais as etapas de análise do crédito após o preenchimento da proposta?

Após o preenchimento da proposta é realizada a pré-aprovação do cadastro pela Super. Com o cadastro pré-aprovado, devem ser encaminhados os documentos para análise de crédito pela Super. Com o financiamento aprovado, a Instituição de Ensino é comunicada e recebe os valores referentes à mensalidade, enquanto o aluno paga metade do valor da mensalidade mais os respectivos encargos, de acordo com seu contrato de financiamento.

Quantos meses podem ser financiados?

É possível financiar o curso todo com o Cartão do Estudante. Cada contrato de financiamento é renovado semestralmente, sujeito a avaliação de crédito.

Qual o valor das parcelas mensais?

O valor das parcelas mensais do financiamento é igual a 50% do valor da mensalidade mais encargos. Faça uma simulação de sua parcela clicando aqui.

O que são os encargos?

Os encargos são os juros cobrados embutidos no valor da mensalidade do financiamento.

É possível financiar apenas um período do curso?

Sim. Você pode financiar qualquer semestre a qualquer momento de seu curso. Cada contrato de financiamento é renovado semestralmente, sujeito a avaliação de crédito.

O valor das parcelas pode mudar?

Sim. Pode variar em função de 2 fatores: Correção do valor da mensalidade da Instituição de Ensino e variação nas taxas juros praticadas pelo mercado, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Existe uma renda mínima necessária?

A soma da renda do aluno e do garantidor deve ser igual a no mínimo 2 vezes o valor da mensalidade a ser financiada. Ou seja, para uma mensalidade de R$ 500,00 a renda mínima (garantidor + aluno) deve ser igual ou superior a R$ 1000,00.

Quem pode ser o garantidor?

É preferível que o garantidor seja representante legal: pai, mãe, irmão, cônjuge, mas pode ser parente ou até um amigo.

Obs.: para os casos em que o aluno for menor de idade, somente poderão ser garantidores: pai, mãe ou tutor legal.

Posso juntar a minha renda e do Garantidor para completar o valor da renda mínima?

Sim, pode.

Posso ter dois garantidores para conseguir o financiamento?

Não, apenas um garantidor.

Qual a idade mínima do garantidor? Pode ser uma pessoa autônoma ou aposentada?

A idade mínima do garantidor é 18 anos. Pode ser um profissional autônomo ou aposentado, desde que atenda às exigências de renda mínima do financiamento.

Financiementos em Andamento
Como é disponibilizado o boleto para o pagamento do financiamento das mensalidades?

O boleto será remetido ao endereço de correspondência do aluno, até a data vencimento. Estará disponível para consulta e pagamento através da internet, até 10 dias antes da data do vencimento.

Qual a data de vencimento do boleto?

Todo dia 10 de cada mês.

O que acontece quando o aluno não recebe ou perde o boleto?

Deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento antes da data de vencimento pelo telefone 0800 703 2503. A segunda via da fatura pode ser impressa acessando a área restrita do site www.cartaodoestudante.com.br.

O que acontece se o aluno não quitar as parcelas?

O aluno vai ter a suspensão automática da Renovação e terá as penalidades previstas em contrato junto aos Órgãos de Proteção ao Crédito, mais encargos financeiros.

Qual a porcentagem dos juros praticados?

A taxa de juros média é de 2,54% ao mês para alunos com mensalidades em dia. Para alunos com mensalidades em atraso, esse valor varia de acordo com o saldo devedor e o tempo de atraso. Faça uma simulação para descobrir o valor estimado das parcelas de seu financiamento.

Qual a multa para pagamento em atraso?

São cobrados 2% por mês de atraso mais encargos financeiros (variáveis de acordo com as taxas de juros do mercado).

Qual o Custo Efetivo Total (CET) do financiamento?

Na área restrita do site www.supermeios.com.br, verifique os valores específicos calculados para seu contrato de financiamento. Os valores do CET variam de acordo com a duração do contrato e com o número de mensalidades financiadas.

Posso financiar minha matrícula com o financiamento do Cartão do Estudante?

Não, somente a rematrícula. A primeira matrícula dos alunos iniciantes (calouros) deve ser paga diretamente à Instituição de Ensino.

Posso optar pelo FIES e pelo Financiamento do Cartão do Estudante ao mesmo tempo?

Sim.

O aluno pode escolher a data de vencimento da fatura?

Não. O vencimento ocorre todo dia 10 de cada mês.

Como faço para pagar a mensalidade?

A fatura pode ser paga em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

Como o aluno faz para alterar os seus dados cadastrais?

Deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo telefone 0800 703 2503. Ou então acessar o site: www.supermeios.com.br opção Fale conosco.

Qual o prazo para aprovação da proposta de financiamento?

A partir da chegada do documento na Super, serão contadas 24 (vinte e quatro) horas para análise e eventual aprovação da proposta de financiamento. O aluno será informado do resultado da análise inicial pelos telefones cadastrados por ele no momento do preenchimento da proposta de financiamento. Para agilizar o processo, é necessário que seus dados pessoais sejam informados corretamente.

Como o aluno sabe o valor da sua mensalidade do financiamento?

No momento da aprovação da proposta de financiamento ele recebe via telefone o valor de sua mensalidade. Após a confirmação estas informações serão disponibilizadas na área restrita de nosso site.

O aluno pode aumentar ou diminuir créditos do contrato?

Sim. O contrato pode ser revisado de acordo com variações no valor da mensalidade de acordo com os créditos cursados para cada aluno.

Há necessidade de envio de documentação no caso de renovação?

Não. Para efetuar a renovação bastará ao aluno manifetar sua vontade de financiar semestres adicionais acessando o site do Cartão do Estudante ou entrando em contato com a Central de Relacionamento pelo telefone 0800 703 2503. A renovação do contrato de financiamento depende da quitação das parcelas do semestre anterior.

Contratos preenchidos com dados incorretos podem ser corrigidos?

Sim. Antes da confirmação final dos dados. Se nã for possível, entre em contato com a Central de Relacionamento pelo telefone 0800 703 2503.

Como o aluno pode efetuar o cancelamento do financiamento?

Sim. O aluno deve avisar a Central de Relacionamento e a instituição de ensino deverá encaminhar para Super a solicitação de cancelamento.

Posso cancelar o financiamento se conseguir outro tipo de beneficio como o PROUNI ou FIES? Qual seria o prazo mínimo para cancelamento?

Sim. A instituição de ensino deverá fazer a solicitação do cancelamento. A solicitação de cancelamento poderá ser realizada a qualquer momento, devendo ser quitadas as parcelas referentes aos meses cursados com o financiamento. Exemplo: se o aluno cursou dois meses com o financiamento do Cartão do Estudante e solicitar nesse período o cancelamento, deverá quitar as 4 parcelas referentes aos meses cursados dentro do vencimento das faturas equivalentes ou antecipadamente. As importâncias pagas não serão devolvidas.

Clique para ver todas as respostas.

Ocultar as respostas.


rodape